Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Fiocruz fazem parceria para capacitar agentes ambientais - ItsPop
Now Reading
Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Fiocruz fazem parceria para capacitar agentes ambientais

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Fiocruz fazem parceria para capacitar agentes ambientais

Serão capacitados 110 agentes que atuarão em toda a cidade até 2024

Nesta segunda-feira (28), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) assinaram um acordo de cooperação para capacitar agentes dos núcleos do Programa Comunitário de Educação Ambiental e Ação Climática do município do Rio. Serão beneficiados 110 agentes que atuarão em todos bairros da cidade, até o fim de 2024. Eles vão ter aulas sobre educação ambiental, saúde pública e emergência climática. O programa visa à implementação do Plano de Desenvolvimento Sustentável e ação climática do município do Rio de Janeiro, com metas para 2030.

A agente Elisa Facó, 44, moradora de Vargem Grande, há quatro meses no programa, ajuda na manutenção de hortas comunitárias nas comunidades de Taboinhas e Cascatinha, no bairro.

“Estamos atuando na implementação de coleta de óleo para reciclagem. Também queremos alavancar a coleta seletiva até para ajudar a empregar pessoas das comunidades. A Fiocruz vai nos ajudar muito com essa capacitação”, avalia.

Michele Couto, 43, moradora do Parque Royal, na Portuguesa, Ilha do Governador, faz um trabalho de educação ambiental na Escola Maestro Braga. Ela aplaude a iniciativa.

“Muitas vezes as crianças dão aula para nós. A gente fica na escola o dia inteiro, promovendo gincanas e sessões de filmes. Quero aprender sempre mais, o que fará essa experiência ainda melhor”.

Diretora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Tania Araújo-Jorge destacou a importância da parceria.

See Also

“Esse primeiro evento que fazemos presencialmente, desde julho de 2021, é muito emblemático. Será uma aplicação da ciência em políticas públicas nos territórios. Estejam certos de que é apenas o início”.

O secretário de Meio Ambiente, Eduardo Cavaliere, reforçou o apoio da Secretaria à ciência. E lembrou que academia e poder público devem estar juntpos no enfrentamento às mudanças climáticas.

“Os mais pobres são os que mais sofrem com as mudanças climáticas. Queremos fortalecer cada vez mais os laços com a ciência. Estamos assinando algo totalmente alinhado com o que há de mais inovador no mundo”.

 

 

Copyright © 2022 ItsPop.com.br. Todos os direitos reservados.
Scroll To Top