Petisco famoso vira Patrimônio Cultural - ItsPop
Now Reading
Petisco famoso vira Patrimônio Cultural

Petisco famoso vira Patrimônio Cultural

Dia 30 de Maio é comemorado o dia Mundial do petisco mais amado do mundo, a Batata Frita. Já em comemoração da data, o petisco mais famoso de Marechal Hermes acaba de se tornar Patrimônio Cultural Material do Estado do RJ. A lei 9.692 foi sancionada pelo governador Cláudio Castro na sexta-feira (20) e publicada no Diário Oficial do estado nesta segunda-feira (23).
Dificilmente vocês verão um carioca que nunca tenha pelo menos ouvido falar nesta batata. Há anos ela é vendida numa barraquinha, pelo comerciante Ademar de Barros Moreira, perto da estação de trem de Marechal Hermes, na Zona Norte do Rio.
A barraquinha de Ademar, que produz toneladas do petisco, já virou tradição no bairro, onde está instalada há mais de 30 anos.
A origem do Petisco

O termo batatas fritas refere-se ao produto da preparação culinária de batatas cortadas previamente em tiras, palitos finíssimos (batata palha), rodelas ou folhas e, posteriormente, fritas.Ainda se questiona a verdadeira origem da batata frita. A discussão principal está entre Bélgica, França e Espanha.

O historiador belga Jo Gerard já menciona batatas serem fritas em 1681 nos Países Baixos, hoje na região da Bélgica.

É bastante comum encontrar à venda no Brasil a forma desidratada de batatas fritas embaladas em pacotes.  Geralmente, este produto encontra-se à venda sobre a forma de folhas, ou ondas (onduladas).

Nos bares, Fast Foods e barraquinhas de lanche a Batata Frita é item obrigatório. Acompanhada de Hambúrguer, Hot Dogs, ou simplesmente com molhos, calabresa, bacon ou frango.

See Also

O bom e velho tubérculo merece ter uma data só para ele, pela alegria e sabor que traz a todos.

View Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

 

 

Copyright © 2022 ItsPop.com.br. Todos os direitos reservados.
Scroll To Top