Especialista explica como o uso de aparelhos ortodônticos pode amenizar e tratar distúrbios do sono - ItsPop
Now Reading
Especialista explica como o uso de aparelhos ortodônticos pode amenizar e tratar distúrbios do sono

Especialista explica como o uso de aparelhos ortodônticos pode amenizar e tratar distúrbios do sono

Mais do que um dispositivo para a estética dentária, os aparelhos ortodônticos integram a lista de tratamentos para a apneia e o ronco

A Associação Americana do Coração aponta que uma noite ideal de sono precisa durar, em média, de 7 a 9 horas por dia. No entanto, alguns distúrbios, como a apneia e o ronco, por exemplo, podem afetar o período de repouso e gerar consequências para a saúde. O que poucos sabem é que o acompanhamento regular com o dentista, associado ao uso de aparelhos ortodônticos, podem não só cuidar da estética dentária, como também amenizar e tratar os efeitos desses problemas do sono.

Para a Dra. Polyana Oliveira, especialista em ortodontia, ortopedia facial e implantes, as principais causas da apneia do sono e do ronco estão relacionadas ao mal posicionamento da mandíbula, problemas na mordida ou uma má-formação da arcada dentária. “Quando as causas dos distúrbios do sono estão associadas a estes fatores, o tratamento com aparelho ortodôntico pode ser utilizado para correção do posicionamento dental, o que contribui com a melhora na qualidade do sono”, explica.

Para a especialista, sem o tratamento adequado o paciente com apneia do sono pode desenvolver outros problemas que comprometem a saúde e a qualidade de vida. Entre as disfunções que aparecem como consequência dos distúrbios do sono estão: alterações do humor, irritabilidade excessiva, enxaquecas, déficit de atenção, perda de memória, cansaço e desmotivação.

See Also

A dentista, que é referência no uso de alinhadores dentários Invisalign, aponta que é preciso uma avaliação médica multidisciplinar para determinar as causas, bem como o tratamento ideal para cada paciente. “É interessante, para pacientes que têm distúrbios do sono, que seja realizado acompanhamento com uma equipe composta por profissionais da área de odontologia, otorrinolaringologia e até mesmo fonoaudiologia. Cada paciente precisa ser avaliado de forma humanizada e de acordo com as necessidades dele”, alerta Dra. Polyana.

Em relação às restrições do uso de aparelhos como parte do tratamento para as disfunções do sono, Dra. Polyana finaliza explicando que cada tratamento é único e estruturado para cada paciente. “Não temos restrições, com os avanços da ortodontia, principalmente com a ortodontia digital e os alinhadores transparentes do tipo Invisalign, hoje qualquer pessoa pode fazer uso de aparelho ortodôntico e cuidar não só da estética, mas da saúde bucal e do corpo”, concluiu.

 

 

Copyright © 2022 ItsPop.com.br. Todos os direitos reservados.
Scroll To Top