Conheça Matheus Balo, a nova revelação no Pop e Adoração - ItsPop
Now Reading
Conheça Matheus Balo, a nova revelação no Pop e Adoração

Conheça Matheus Balo, a nova revelação no Pop e Adoração

Nascido e criado no Rio de Janeiro, Matheus Balo conta que seu despertar pela música começou quando tinha apenas 3 anos de idade quando o levaram a uma loja de brinquedos e ele escolheu levar o violão da loja da frente. No dia seguinte, o levou para a igreja e sem a autorização de ninguém, sentou no palco e o tocou junto com a banda durante todo o louvor, mesmo sem saber nenhuma nota. Nesse momento parecia que Deus já estava mostrando a Ele qual seria o seu chamado e o seu propósito.

Com 8 anos, entrou em uma aula de violão onde começou a se desenvolver e foi instigado a começar a compor suas próprias músicas. Nessa hora, Deus o mostrou que seu chamado não era só simplesmente como músico, mas que Deus queria liberar palavras cantadas através da vida dele.

O processo até aceitar seu chamado

Já com 19 anos, Matheus morou durante um tempo em Munique, na Alemanha, para trabalhar em uma igreja. Lá, criou laços muito fortes com seu colega de quarto que cantava no ministério de louvor. Juntos eles cantavam toda noite em vários idiomas. Nessa época, Matheus ainda não sabia cantar muito bem, mas com o incentivo de seus amigos e alguns anos fazendo exercícios de canto constantemente, foi se aprimorando.

Ao voltar pro Brasil, um grupo da Hillsong Los Angeles veio fazer um tour e Matheus os acompanhou em todas as agendas. Ele entrou em contato com todas as igrejas, organizou o calendário deles, atuou como tradutor nas pregações e Workshops e ministrou tocando violão e backing vocal em todas as celebrações. Durante esses dias, Matheus entendeu que ali era o seu lugar de atuação e entregou seu chamado nas mãos de Deus.

Suas primeiras músicas

Durante a pandemia, Matheus contratou um produtor para produzir sua primeira música. Entretanto, não estava ficando do jeito que ele queria e o produtor, frustrado, decidiu devolver o valor investido à Matheus. Com o investimento de volta em suas mãos, ele decidiu comprar um controlador e aprender produção musical por conta própria.

Aos poucos foi aprendendo e compartilhando tudo que aprendia na internet através de vídeos em que transformava música gospel em música pop e assim foi ganhando maior visibilidade. Seus vídeos somados no TikTok possuem milhões de visualizações e com o passar dos meses foi sendo reconhecido por grandes ministros e influenciadores do meio cristão como Isadora Pompeo, Jessé Aguiar, Kemuel, Fabíola Melo, Julliany Souza, Léo Brandão, Israel Subirá e etc.

Mas por que trazer o pop no meio gospel?

Um dia Matheus percebeu que sua irmã mais nova sempre ouvia músicas estrangeiras não cristãs e dificilmente ouvia louvor. Com isso, começou a se questionar e percebeu que de fato não haviam muitas músicas cristãs no Brasil pensadas para geração dela. Assim, começou a produzir músicas alternativas como uma forma de evangelismo.

“Quando falo disso, não me refiro a mudarmos a mensagem. De forma alguma! A mensagem deve ser sempre Jesus. Me refiro meramente ao estilo musical. Da mesma forma que nos anos 90 e nos anos 2000 houveram diversas bandas de rock cristão no cenário nacional e alcançaram diversas pessoas, assim precisamos agir hoje”, afirmou Matheus. Para ele, é muito mais fácil e natural um não cristão ouvir uma música em um gênero musical que ele já está habituado a ouvir do que ter que fazer uma mudança brusca de um gênero a outro.

Com isso, optou por mergulhar no pop gospel e com a aceitação do público, Matheus foi lançando seus projetos autorais que aos poucos foram ganhando grande atração por seu estilo único, criativo e diferente no meio cristão, levando jovens e adultos a um encontro com Jesus, uma vez que cada vez mais tem chamado atenção por sua vulnerabilidade em cada composição, fazendo com que diversos jovens se identifiquem com suas letras.

See Also

Matheus valoriza a criatividade no reino, ele afirma que se servimos a um Deus criativo, devemos usar essa criatividade derramada por Ele e para honra e glória dEle e não nos limitarmos a adoração tão somente a um estilo musical. Dessa forma, poderíamos involuntariamente deixar de aproveitar todos os dons e a criatividade que Deus nos deu.

“Deus é muito criativo. Cabe a nós explorarmos essa criatividade para alcançar pessoas que não foram ainda alcançadas. O evangelismo também deve ser criativo! Vão ter pessoas que dificilmente iriam parar para ouvir uma música worship, mas facilmente escutariam um reggae cristão, por exemplo, por ser um estilo que ela já está habituada. E ainda por cima, a mensagem desse reggae será muito melhor do que qualquer outro que ela possa escutar”, ressaltou.

Seu primeiro EP

Nesse ano, Matheus lançará o seu primeiro EP “As 7 melhores músicas que já escrevi” e conta com participações especiais como Gabriel Brito e Filipe Lancaster. Segundo ele, nesse EP podemos esperar um Matheus diferente do que foi apresentado antes: “estou focando em um repertório mais completo. Quero poder levar Jesus a diferentes esferas da sociedade e servir a igreja dEle com muito amor.”

A música carro chefe desse seu próximo EP “Eu Digo Sim” conta um pouco sobre toda sua trajetória e sobre como é bom dizer ‘sim’ ao chamado de Deus para sua vida. Matheus disse que essa música o curou de vários processos que ele estava passando e o deu forças para aceitar que o que Deus tinha preparado para a vida dele era muito melhor do que tudo que ele havia planejado durante toda a sua vida.

Seu EP tem lançamento previsto para o mês de Julho de 2022 e segundo Matheus, podemos aumentar nossas expectativas pois elas serão alcançadas.

 

 

Copyright © 2022 ItsPop.com.br. Todos os direitos reservados.
Scroll To Top