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Como aparecer primeiro nas pesquisas do Google?

Como aparecer primeiro nas pesquisas do Google?

Otimizar uma página da web, ou SEO, para aparecer nas pesquisas é uma ciência. Requer muito conhecimento técnico de programação, muita experiência em rede e atualizações constantes. Não é à toa que os especialistas em SEO estão em constante demanda ( Precisa de ajuda com seu SEO? Agência especializada em SEO ). 

De qualquer forma, existem algumas regras básicas que podem ser aplicadas por qualquer pessoa ou empresa que tenha um site e que podem ajudar a alcançar excelentes resultados .    

Aqui compartilhamos 5 dicas para alcançá-lo.

 

  1. Pense como seu cliente

Antes de começar, considere que para ficar em primeiro lugar nas buscas do Google, você precisa pensar em como o Google gerencia seu algoritmo para exibir resultados. A premissa mais importante que você deve saber é que o Google quer mostrar resultados relevantes. 

É uma lógica simples. Se você pesquisar algo no Google e não encontrar o que procura, logo deixará de fazê-lo, certo? 

Por isso, para aparecer em primeiro lugar no Google , você precisa entender e/ou investigar o que seu cliente ideal está procurando para oferecer a ele algo relevante dentro do seu site. Usamos esta ferramenta gratuita: Ubersuggest. Basta digitar um termo de pesquisa e digitalizar os resultados. 

Tente pensar como um usuário de seus produtos ou serviços faria. O que você procuraria em diferentes estágios do processo de compra? Por exemplo: se alguém já sabe que precisa de um cardiologista, basta pesquisar pelo termo: “cardiologistas”. Mas o que você estava procurando antes de saber que precisava de um cardiologista? Talvez, poderia ser algo como: “dor no peito constante”. 

Depois de entender melhor como funcionam as buscas, é hora de criar conteúdo relacionado como veremos no ponto 3. 

Conheça a consultoria seo da Webtrends: webtrends.net.br/consultoria-seo

 

  1. Maximize o desempenho técnico do seu site

Para revisar o desempenho técnico do seu site e obter conselhos sobre o que precisa ser corrigido, você pode usar as ferramentas gratuitas do Google e/ou HubSpot que usamos.

  • Avaliador de sites
  • Insight de velocidade de página do Google
  • Basta digitar seu URL e você verá os resultados. 

Embora o objetivo deste artigo não seja apresentar conselhos técnicos sobre como melhorar seu site no aspecto técnico, queremos mencionar 3 aspectos fundamentais que você deve levar em consideração:

  • Velocidade: a velocidade do seu site depende de fatores como:
  • Seu servidor de hospedagem: assegure de que sea rápido
  • As imagens que você envia: certifique-se de que sejam leves (menos de 200kb cada )
  • Quaisquer plugins que você instalou: Certifique-se de não ter nada instalado que você não esteja usando. 
  • Atualizações: Certifique-se de atualizar seu site regularmente. 
  • Segurança: a segurança do seu site depende de fatores como: o certificado SSL que você usa (existem vários gratuitos e outros que acompanham sua hospedagem ou domínio), os plugins instalados (uma dica parecida com a acima). 
  • Otimização: mais uma vez, sem entrar nos aspectos muito técnicos, é importante que todas as suas páginas tenham apenas uma tag H1 (título), que todas tenham meta-descrições de cerca de 160 caracteres, meta tags relacionadas, links internos, que o url de cada página está relacionado aos termos de pesquisa, bem como aos títulos.

 

  1. Conteúdo de qualidade

Os especialistas concordam que o conteúdo é rei! Quanto mais e melhor conteúdo você tiver em seu site, mais visitantes você atrairá e melhor será a classificação da sua página nos mecanismos de pesquisa.

Mas não se trata apenas de escrever conteúdo continuamente (mesmo que funcione muito bem). Trata-se de ser estratégico na criação de “ clusters de conteúdo ”. 

Um cluster de conteúdo é um grupo de informações que podem ser agrupadas em um termo de pesquisa (semelhante a uma categoria). Para conseguir um cluster, é recomendável criar um conteúdo (chamaremos de “pilar”) onde se encontram todas as informações gerais e artigos (ou subartigos) que estão vinculados a esse conteúdo do pilar. 

DICA: Tente vincular seus artigos para criar vários clusters.

Além disso, foi comprovado que o Google explora a relevância de toda a sua presença digital, portanto, quanto mais você compartilhar seu cluster de conteúdo nas redes sociais ou tiver conteúdo de suporte no YouTube (por exemplo), mais relevância você terá .  

 

  1. Backlinks

 Outra das formas mais importantes que o Google usa para determinar a relevância de uma página são seus backlinks. Backlinks são links ou links de outras páginas para a sua. 

De um modo geral, quanto mais páginas com links para a sua, melhor. Mas nem todos os links têm a mesma relevância. Por exemplo, obter um link de uma página muito autoritária (ou seja, uma página muito relevante, como páginas de notícias da web, por exemplo) é muito mais valioso em termos de SEO do que obter um link de uma nova página. 

Existe todo um ramo de SEO dedicado à obtenção de backlinks. Mas, para nossos propósitos, recomendamos o uso de métodos tradicionais de relações públicas ou comprar links de empresas confiáveis.

Em outras palavras, recomendamos que você busque colaborações na criação de conteúdo através da mídia, associações, câmaras de comércio, empresas amigas para que possam obter links uns dos outros. 

Além disso, você pode ter uma estratégia de divulgação em que entra em contato com páginas da Web que falam sobre tópicos relacionados aos que você lida e procura maneiras de colaborar em troca de um link. 

 

  1. Use as ferramentas do Google

Muitas empresas aparecem em primeiro lugar nas pesquisas do Google simplesmente por ter o Google Meu Negócio

Segundo o Google: “ Com uma conta do Google Meu Negócio, você obtém mais do que uma listagem para sua empresa. O Perfil da empresa permite que você se conecte facilmente com clientes na Pesquisa Google e no Maps gratuitamente .”

Por isso, busque aproveitar ao máximo as ferramentas do Google para maximizar a visibilidade do seu negócio. 

 

CONCLUSÕES:

  • Pense no seu cliente e nos padrões de pesquisa dele
  • Leve o desempenho do seu site ao máximo
  • Crie conteúdo de qualidade
  • Compartilhe o conteúdo nas redes sociais e crie conteúdo relacionado em cada rede. Um vídeo no YouTube pode ajudar muito
  • Busque aumentar seu perfil de backlinks (se necessário contrate uma agência link building
  • Use as ferramentas gratuitas do Google
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