5ª Edição do Encontro Nacional de Bambas reúne capoeiristas na cidade do Rio de Janeiro - ItsPop
Now Reading
5ª Edição do Encontro Nacional de Bambas reúne capoeiristas na cidade do Rio de Janeiro

5ª Edição do Encontro Nacional de Bambas reúne capoeiristas na cidade do Rio de Janeiro

Foto: Rafael Khalid

Foto: Rafael Khalid

O evento contará com palestras, oficinas e presença de renomados capoeiristas

Capoeiristas do Rio de Janeiro receberão uma semana repleta de atividades temáticas, entre os dias 11 e 16 de julho (de segunda a sábado), com o retorno presencial do Encontro Nacional de Bambas, que contará com oficinas, palestras e apresentações de grandes nomes da arte da capoeira. A programação acontecerá das 18h às 21h na Lona Cultural João Bosco – Avenida São Felix, 601 Vista Alegre, Rio de Janeiro /RJ, com ações pelo Centro do Rio. As inscrições são gratuitas, pelo site: www.mestrejagunco.com.br

Idealizado pelo mestre Jagunço, capoeirista que vem desenvolvendo um importante trabalho com jovens e adultos na capoeira, esta é a quinta edição do festival, que acontece anualmente, reunindo capoeiristas de todo país para discutir os impactos da capoeira na sociedade, além de promover ações que preservem a capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, empoderando socialmente os capoeiristas brasileiros.

A 5ª edição traz o tema “Valorização dos Saberes Ancestrais e a Preservação da Água”, que visa muita troca de conhecimento entre os participantes. Na ocasião, a Lona Cultural João Bosco, em Vista Alegre, sediará uma intensa programação, e no dia 11, haverá oficina de confecção de instrumentos musicais de percussão, ministrada por Mestre Tota, gestor do projeto SAC , de Valença /RJ. No dia 12, será a vez da Oficina de Samba de Roda, ministrada pelo casal Canela Monteiro e Mila Suita. Já no dia 13, haverá a oficina de Musicalidade na Capoeira com Mestre Tonho Matéria, ex-componente da banda percussiva Olodum, trazendo toda sua diversidade musical. E no dia 14, será ministrado um aulão de movimentação com Mestre Emílio.

Mas, não para por aí! Nos dias 15 e 16 (sexta e sábado), a região central do Rio de Janeiro será palco das atrações, e no dia 15, haverá tour pelos pontos históricos do centro da cidade, que respiram a história da capoeira, iniciando no Cais do Valongo, às 10h, finalizando às 14h, no Teatro Alcione Araújo – Avenida Presidente Vargas, 601 (Biblioteca Parque Estadual), onde ocorrerá a apresentação musical dos mestres Toni Vargas e Boa Voz, seguida de Palestra sobre a “Capoeira de 1822 e a Atualidade” ministrada por Mestre Aranha e Mestre Ferradura. Ao final, os capoeiristas sairão em um cortejo de berimbaus rumo aos Arcos da Lapa, onde iniciará a roda de capoeira “Roda de Bambas” que entrará a noite intercalando com roda de jongo e samba.

Finalizando a programação, no dia 16, a Fundação São Martinho, na Lapa, sediará a partir das 9h, a cerimônia de batizado e troca de graduação das crianças atendidas pelos projetos em que Mestre Jagunço atua ensinando capoeira a crianças em extrema vulnerabilidade, como: Casa de Bambas, Ong Amigos pela Caridade, de Realengo. Um destaque será a roda de capoeira inclusiva, da APAE, de crianças com síndrome de Down, mostrando que podem tudo. Nesta data também acontecerá a elevação de grau do Mestre Jagunço, que celebrará junto aos alunos o grande momento.

Para o Mestre Jagunço, promover eventos como este é de grande importância para a cultura. “A capoeira faz parte da nossa história, é mais do que um esporte, é inclusão social, é dança, é luta e contribui para que jovens saiam da marginalidade. Que os cariocas apaixonados pela capoeira, possam estar com a gente neste lindo evento”, comenta.
Saiba mais sobre o Encontro Nacional de Bambas

Com a proposta de fortalecer a cultura da capoeira no Brasil, o festival nasceu no ano de 2017, superando as expectativas da organização, por já no lançamento, conquistar a participação de 207 mestres de diferentes estados acompanhados de seus alunos. Na segunda e terceira edição (2018 e 2019), o público se ampliou ainda mais, sendo um grande sucesso entre os capoeiristas. O memorável ano de 2020, por conta da pandemia, teve sua edição cancelada, e em 2021, retornou com sua 4ª edição em formato virtual, mantendo audiência ativa de 900 pessoas em 12 horas de transmissão ao vivo.

Para esta edição, o evento já conta com 380 capoeiristas inscritos, de todo Brasil e conta com caravanas confirmadas de São Paulo, Minas Gerais e Curitiba. A expectativa é receber cerca de 500 capoeiristas na semana do evento.

Serviço: 5º edição do Encontro Nacional de Bambas
Dias: de 11 a 16 de julho
Programação:
Dias: 11 a 14 – Oficinas e Workshops
Horário: das 18h às 21h
Local: Lona Cultural João Bosco
Endereço: Avenida São Felix, 601 Vista Alegre, Rio de Janeiro /RJ.
Dia: 15/07 – Tour no Centro do Rio
Horário: 10h | 14h
Local: Cais do Valongo | Teatro Alcione Araújo (Biblioteca Parque)
Endereço: Avenida Presidente Vargas, 601
Dia: 16/07 – Cerimonia de Batizado e troca de graduação
Horário: a partir das 9h
Local: Fundação São Martinho
Endereço: Fundação São Martinho – Rua do Riachuelo, 07 – Embaixo dos Arcos da Lapa
Acompanhe pelo Instagram @encontronacionaldebambas

View Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

 

 

Copyright © 2022 ItsPop.com.br. Todos os direitos reservados.
Scroll To Top